Ilustração: Jânio Garcia
CARETA DO MINGAU
Relatório
Careta do Mingau é o nome que se dá às festeiras da cidade de Saubara, no Recôncavo da Bahia. A festa é realizada entre a noite do dia 01 e 02 de julho, durante as celebrações da Independência da Bahia. O acontecimento fez parte das Guerras da Independência, que culminaram com a libertação do Brasil do jugo português no ano seguinte.
Durante a celebração, as brincantes relembram um acontecimento histórico que marcou a cidade. Durante o confronto com a esquadra portuguesa, que tentava conter as revoltas de sua colônia, a cidade de Saubara estava para ser tomada.
Os homens, entrincheirados, já estavam famintos e sem munição. Para chegar até eles, as mulheres se vestiram de alma penada e, gritando como seres de outro mundo, levaram até os maridos armas e mingau transportados em grandes panelas. Um exemplo da cultura popular utilizada como resistência e enfrentamento.
Muitas vezes, inclusive, tomavam as armas para si em busca de defender a cidade. Fato registrado pelo próprio Pierre Labatut, mercenário francês que liderava a esquadra portuguesa.
Dois séculos depois, as mulheres da cidade revivem o momento vestindo-se com longos panos brancos, chapéu de palha e carregando, sobre as cabeças, grandes panelas de metal. Dentro não vão mais armas, apenas comida. E sempre são servidos três tipos de mingau: milho, tapioca e carimã.