Simpatia da Vassoura

SIMPATIA DA VASSOURA

Relatório

Poucas coisas representam mais a intimidade de um lar do que a sua vassoura. Não é sem motivo que este objeto tenha despertado inspiração para tantas crenças e superstições por parte do povo. Uma das mais notórias, com certeza, é a simpatia para expulsar visitas.

Quando alguém se demora muito em seu lar, estratégia mais do que conhecida é colocar a vassoura atrás da porta, para garantir que a visita seja varrida para fora. Mas detalhe: com o cabo para baixo e as palhas para cima. Do contrário, não vai funcionar.

No entanto, o oposto também é válido. Em “Superstições do Brasil”, Luís da Câmara Cascudo recupera narrativas da Roma Antiga, em que, para manter os faunos longe de casa, o povo acendia as luzes e deixava uma vassoura escorada logo atrás da porta de entrada. Só tenha cuidado com a posição: vassoura deitada, desgraça chamada.

Dizem que não se deve emprestar a vassoura, sob o risco de ela carregar a felicidade de uma casa para a outra. Da mesma maneira, casa nova exige vassoura nova; portanto, para evitar carregar lembranças ruins ao lar renovado, é melhor deixar a antiga para trás.

Fala-se bastante das simpatias ligadas ao ato de varrer. Não se varrem os pés de uma pessoa, pois isso vai fazer com que ela nunca se case. Também era costume não varrer a casa durante a noite, para não incomodar as almas. Quem varria a casa à noite, fazia-o com a ajuda do Diabo. Varrer ritualisticamente, no entanto, é uma forma de expulsar os maus espíritos e limpar a casa de suas influências.

A vassoura também está ligada ao ato de agregar. Percebemos isso especialmente entre os imigrantes alemães no Brasil, que mantêm a cultura do “quebra-louças”. Neste ritual, as louças são quebradas estrondosamente, para espantar os espíritos poltergeists. Na oração do quebra-louças, diz-se: “Assim como esta louça é quebrada, e vocês tentam juntar os pedaços, assim vocês vão juntar o dinheiro na vossa propriedade”. É com a vassoura que se reúnem os cacos que vão representar o esforço de união da família.

Vassoura também é o objeto que a cultura pop deixou notória como meio de transporte utilizado pelas bruxas, para voarem noite afora. O lastro dessa imagem é o folclore. Feiticeiras famosas, como a Befana, dos italianos, usam o objeto para voar e distribuir presentes às crianças boas e carvão para as ruins.

SIMPATIA DA VASSOURA

Tipo: Saberes

Habilidade:
Espanta visita. Retorne todas as cartas Gente, de um oponente, para a sua Mão.

Efeito: Retorno

Citação: "Já varri os pés, já botei atrás da porta. Vou ter que bater nela com a vassoura, agora?"

Artista: André Vazzios

Carta de Simpatia da Vassoura. Com ilustração de uma vassoura de ponta cabeça encostada na parede, bem próxima de uma porta de madeira aberta.

Baixe a imagem em HD

Fontes

– BAHIA, Joana. O tiro da bruxa: identidade, magia e religião na imigração alemã. Rio de Janeiro: Garamond, 2011.
– CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global, 2002.
– CASCUDO, Luís da Câmara. Coisas que o povo diz. São Paulo: Global, 2009.
– CASCUDO, Luís da Câmara. Superstição no Brasil. São Paulo: Global, 2015.