REGRAS

O objetivo do jogo é utilizar as cartas do baralho de Porandubas para enfrentar o baralho de Desafios. Vence quem derrotar 3 desafios primeiro.

Você pode jogar com dois baralhos ou dividindo o mesmo com o oponente. E em três modalidades:

  • Modo Solo
  • 1 jogador contra 1 oponente (1×1)
  • Uma dupla de jogadores contra outra dupla de oponentes (2×2)

Veja abaixo as regras para ambas modalidades ou baixe aqui (PDF – Epub).

Você também pode entender os detalhes das cartas aqui, e os ícones de efeito.

Baixe as regras do jogo Poranduba – Cartas de Cultura pelos links abaixo, em PDF ou Epub.

PDF
Epub

Caso prefira, assista abaixo nosso vídeo tutorial ensinando como se joga.

Entenda as Cartas Poranduba

As cartas poranduba possuem os seguintes detalhes:
  • Nome da Carta: Toda carta possui um Nome que identifica sua função.
  • Pontos de Força: Identificados pelo raio, os PFs são indicativos da capacidade de ataque da carta. Utilizados em desafios de Peleza.
  • Pontos de Vida: Identificados pelo coração, os PVs são indicativos da capacidade de resistência da carta. Utilizados em desafios de Firmeza.
  • Efeitos: Existem três estilos de efeito: Normal, Opcional e Rápido – que permite seu uso mesmo no turno do oponente. São ele que deixam as cartas únicas e seu uso estratégico.
  • Ícone de Efeito: Síntese do efeito descrito na carta. Com o tempo você vai saver o que ela faz só de olhar para este ícone.
  • Categoria: Cartas do baralho de Porandubas podem ser Gente, Visagem ou Saberes. Apenas as Cartas Gente e Visagem permanecem em campo e contam no limite de 5.
  • Tipo da Carta: Cartas Gente e Visagem podem ter um dos cinco tipo: Água, Terra, Fogo, Vento e Noite. Eles estão indicados na barra e também pela cor da carta.
  • Créditos de Artista: Foram 27 ilustradores diferentes que trabalharam no cardgame. O nome de cada um deles está indicado na carta. Conheça mais sobre eles.
  • “Flavour Text”: Trechinhos com frases ou citações que expandem as cenas de jogo e servem para dar mais “sabor” ao jogo.
  • QR Code: Cada carta possui um código especifico que leva para uma página sobre ela. Ali você vai encontrar os dados da carta e sua descrição (permitindo mais acessibilidade) além de um relatório com referências sobre a manifestação cultural que a inspirou.
Imagem mostrando a carta do Lobisomem Porco e da carta Benzedeira, como exemplo para mostrar os detalhes como: Ícone de efeito, Categoria, Tipo de carta, créditos de artista e "Flavour text", efeitos, nome da carta, pontos de força, pontos de vida, QR Code
Imagem mostrando a carta do Lobisomem Porco, como exemplo para mostrar os detalhes como: Ícone de efeito, Categoria, Tipo de carta, créditos de artista e "Flavour text"
Imagem mostrando a carta da Benzedeira, como exemplo para mostrar os detalhes como: nome da carta, pontos de força, pontos de vida, QR code, e efeitos

Entenda as Cartas Desafio

As cartas desafio possuem os seguintes detalhes:
  • Nome da Carta: Toda carta possui um Nome que identifica sua função.
  • PFs e PVs: Desafios de Peleja e Firmeza exigem o acúmulo de Pontos de Vida e de Força do seu lado do campo. Para facilitar o reconhecimento, incorporamos o mesmo símbolo para que você saiba o que calcular.
  • Categoria: Cartas do baralho de Desafios podem ser de Labuta, Firmeza, Firula, Peleja.
  • Tudo ou Nada: Desafios de Peleja permitem que você arrisque um ataque quando tiver apenas Metade dos PFs necessários. Só que, para isso, você coloca em risco todas as suas cartas em campo se perder no Cara ou Coroa.
  • Condição de Vitória: Todas as cartas Desafio indicam exatamente o que precisa ser feito para que sejam derrotadas.
  • Especial: Algumas cartas possuem efeitos adicionais, que adicionam complexidade ao desafio. Fique atento!
  • Créditos de Artista: Foram 27 ilustradores diferentes que trabalharam no cardgame. O nome de cada um deles está indicado na carta. Conheça mais sobre eles.
  • QR Code: Cada carta possui um código especifico que leva para uma página sobre ela. Ali você vai encontrar os dados da carta e sua descrição (permitindo mais acessibilidade) além de um relatório com referências sobre a manifestação cultural que a inspirou.
Imagem mostrando três cartas de exemplos, para apresentar as caracteristicas gerais, como: Nome, Pontos de força e de vida, categoria, efeitos, descrição, créditos, condição de vitória, especial, e QR code
Imagem da carta Lobisomem Touro, usada como exemplo para mostrar os detalhes gerais de cada carta. a Categoria, o tipo de desafio, os créditos do artista
Imagem da carta Ninho de Mafagafos, usada como exemplo para mostrar os detalhes gerais de cada carta.
Imagem da carta Promessa da Iara, usada como exemplo para mostrar os detalhes gerais de cada carta. O nome, os pontos de força e de vida, a descrição, efeitos adicionais, e QR code

Entenda os Ícones de Efeitos

Ícone de bloqueio. Um circulo dourado de proibido preenchido de azul, com uma palma de mão levantada.

Bloqueio
Impede que um ou mais jogadores enfrentem Desafios ou baixem cartas por um turno.

Ícone de busca. Um circulo dourado preenchido de azul, com uma lupa no centro.

Busca
Permite procurar uma carta no Baralho e trazê-la para a Mão ou para o Campo.

Ícone de dobradinha. Um circulo dourado preenchido de azul, com uma mão fazendo "V" de vitória.

Dobradinha
Permite baixar 2 cartas ao invés de uma no mesmo turno.

Ícone de encanto. Um circulo dourado preenchido de azul, com duas mãos em sentidos opostos e palmas uma para outra, entre elas um coração.

Encanto
Toma controle de uma carta do oponente.

Ícone de fadário. Um circulo dourado preenchido de azul, com uma garra de uma fera peluda.

Fadário
Cartas poderosas que só podem ser invocadas ao custo do envio de uma carta Gente para o Beleléu.

Ícone de isistência. Um circulo dourado preenchido de azul, com uma mão fazendo "joinha".

Insistência
Faz  com que uma carta permaneça em campo após ser enviada ao Beleléu pela primeira vez ao enfrentar um Desafio.

Ícone de parceria. Um circulo dourado preenchido de azul, com duas mãos se cumprimentando.

Parceria
Duplica uma carta ao enfrentar um Desafio (isso vale tanto para cálculos de Pontos de Força/Vida quanto para quantidade).

Ícone de proteção. Um circulo dourado preenchido de azul, com uma mão fazendo figa.

Proteção
Permite enviar uma carta para o Beleléu para preservar outra.

Ícone de quebranto. Um circulo dourado preenchido de azul, com três cartas azuis, e um olho na do meio.

Quebranto
Puro mau-olhado. Envia uma carta para o Beleléu.

Ícone de resgate. Um circulo dourado preenchido de azul, com uma cruz no meio.

Resgate
Traz uma carta de volta do Beleléu.

Ícone de retorno. Um circulo dourado preenchido de azul, com uma carta azul abaixada e metade de outra carta dourada de pé.

Retorno
Devolve uma ou mais cartas do campo para a mão.

Ícone de troca de desafio. Um circulo dourado preenchido de azul, com três cartas, e duas setas circulares sobre elas.

Troca
Envia o Desafio vigente para o fim do baralho e faz com que outro seja virado.

Conteudo do Baralho

Pôster mostrando o nome das cartas separadas em três colunas, duas mostram as cartas Poranduba, separadas pelos tipos: Água, Fogo, Saberes, Terra, Noite e Vento. E uma terceira coluna mostra o nome das cartas de Desafio, separadas em Firula, Labuta, Firmeza e Peleza.
Imagem mostrando os tipos de cartas separadas por elementos em uma coluna. Em Água estão: Boto Cor de Rosa, Boto Tucuxi, Caboclo D'água, Parteira, Peão de Comitiva, e Mestra Inezita. Em Fogo estão: Bate-Bola, Mestre Carneiro, Palhaço de Folia, Boitatá, Mula sem Cabeça, Romãozinho. Em Saberes estão: Canto do Galo, Carranca, Ch´pa de Jasmim, Espada de São Jorge, Feijoada, Mamulengo, Oferta de Fumo, Santo de Ponta CAbeça, Simpatia da Vassoura, e Tacacá.
Imagem mostrando os tipos de cartas separadas por elementos em uma coluna. Em Terra estão: La Ursa, Mestre Cascudo, Miolo de Boi, Boi da Cara Preta, Caipora e Negrinho do Pasteiro. Em Noite estão Curucucú, Gaiteira, Parafuso, Lobisomem Porco, Saci Urbano, Matinta Pereira. Em Vento estão Bazendeira, Capoeirista, Rendeira, Rasga Mortalha, Saci Pererê, Uirapuru.
Imagem mostrando os tipos de cartas de desafio em uma culona, nas de Firula estão: Disputa de Bafo, Duelo de Repente, Ninho de Mafagafos, e Purrinha. Nas de Labuta estão Águas de Itororó, Enterros e Botijas, e Perna pra que te quero. Nas de Firmeza estão o Chamado Misterioso, Despertar de João, Promessa de Iara, Serpente Adormecida. Nas de Peleja estão o Arranca-Língua, A Sétima Maria, Lobisomem Touro, e Mestra do Jogo da Espada.