Oferta de Fumo

OFERTA DE FUMO

Relatório

Conforme o dito popular, conselho e tabaco só se dá a quem pede. E as visagens, como se sabe, pedem muito. Como nos lembra Cascudo, o fumo de rolo, juntamente com a cachaça, eram indispensáveis para as permutas do Brasil colônia. Curioso, porém, é perceber como este lastro da negociação também passa para o campo do invisível, com bebida e fumo sendo as duas grandes oferendas para atrair, agradar ou ao menos evitar o castigo dos mitos das matas.

Supõe-se que o tabaco foi introduzido na Europa após a colonização das Américas pelos espanhóis e portugueses. Cristóvão Colombo, desde sua primeira viagem ao Novo Mundo, notou que os indígenas “Guanahani”, da ilha de San Salvador, tinham o costume de fumar ervas. Nas expedições seguintes, o frei Bartolomé de Lãs Casas observou que essas ervas eram consumidas envoltas em uma grande folha, na forma de cone, que os povos originários “tobacco”. As folhas eram preparadas e curtidas, como charutos.

Entre os povos originários brasileiros, uma das formas mais tradicionais de utilizar o tabaco é por meio dos cachimbos, tanto de madeira quanto de argila. Fumar em Tupi é pitar, daí temos as palavras pito e piteira. Mais tarde ficam famosos também os cachimbos de barro feitos pelos negros e popularizados pela figura dos pretos velhos.

Outra forma que se costuma consumir fumo na tradição é ao mascá-lo, como um chiclete, por longas horas. De tempos em tempos, a pessoa que masca cospe uma mistura de saliva escura com o caldo do fumo.

Oferece-se fumo para que a Matinta Pereira deixe uma casa em paz e se afaste com seu mau-agouro; deixa-se fumo para sacis, caiporas, curupiras e comadres fulozinhas para que as visagens não lhe atazanem nas matas e até mesmo para São Pedro, escreve Câmara Cascudo, era costume jogar fumo no telhado da casa para fazer parar a chuva.

O fumo faz a ligação direta com a fumaça, e ela com o sopro e o espírito. Por isso está tão ligada ao mundo do além-visto.

OFERTA DE FUMO

Tipo: Saberes

Habilidade:
Procure, no baralho, por uma carta Visagem e invoque-a diretamente no campo. Embaralhe depois disso.

Efeito: Busca

Citação: "É como diz o outro: conselho e tabaco só se dá a quem pede..."

Artista: Otoniel Oliveira

Carta de Oferta de Fumo. Ilustração mostrando um fumo de corda enrolado, aceso na parte superior, sobre o primeiro degrau da entrada de uma casa de madeira, com uma faca enfiada no degrau seguinte.

Baixe a imagem em HD

Fontes

– CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário do Folclore Brasileiro. São Paulo: Global, 2002.
– SANTOS, Christian. BRACHT, Fabiano. CONCEIÇÃO, Gisele. Esta que “é uma das delícias, e mimos desta terra…”: o uso indígena do tabaco nos relatos de cronistas, viajantes e filósofos naturais dos séculos XVI e XVII. Topoi n. 14, v. 26, 2013.