O que é, o que é?

O QUE É O QUE É?

Oque é, o que é, por Michael Borges

Relatório

Tem dente, mas não come. Tem barba, mas não é homem?
Tem coroa, mas não é rei; tem espinho, mas não é peixe.
Cai de pé, corre deitado?

A adivinhação é uma brincadeira popular que envolve a formulação de enigmas ou charadas para que os participantes adivinhem a resposta. O jogo é conhecido por diferentes nomes e variações em várias culturas ao redor do mundo. No Brasil, a expressão “O que é o que é” é comumente utilizada para se referir a essa brincadeira. Vence aquele que conseguir adivinhar a resposta.

Câmara Cascudo vai propor que a adivinhação se caracteriza como um conjunto de analogias e personificações. Ou seja, está ligada na relação de elementos com a figura humana. Mas podemos ser mais precisos, como propõe o folclorista italiano Giuseppe Cochiara:

“A adivinha é um jogo de palavras, no qual vem compreendida ou suposta qualquer coisa que não se diz, ou uma descrição engenhosa e aguda da coisa semelhante, de qualidades e caracteres gerais que se pode atribuir a outra coisa tendo ou não aquela semelhança ou analogia. Essa descrição é sempre vaga, tão vaga que a pessoa a quem é proposta a questão dirige os pensamentos para este ou para aquele significado, incerta quanto à solução a ser encontrada. Pois frequentemente se esconde sob o véu de uma alegoria muito distante, e sob imagens preciosas e agradáveis”

É interessante lembrar ainda que, na tradição popular, a adivinhação nem sempre segue a lógica tradicional. A resposta é mascarada dentro de uma narrativa, como em: “Quatro pés em cima de quatro pés esperando quatro pés chegarem. Quatro pés não vieram, quatro pés foram embora, quatro pés ficaram”. A resposta só é possível ser acertada por quem conhece a cena: Trata-se do gato em cima da mesa esperando o rato chegar. O rato não veio, o gato foi embora e a mesa ficou.

Um exemplo clássico disso é o conto popular português, também bastante famoso no Brasil, chamado João Preguiçoso. Em outras versões também pode ser registrado como João Esperto, Matuto João ou Frei João sem Cuidados. Nele, o protagonista faz uma adivinhação a partir de todos os seus infortúnios para vencer uma princesa num duelo de esperteza e conquistar sua mão em casamento. A variante diz assim:

Saí de casa
Com Pita e massa;
Massa matou Pita,
Pita matou sete;
De sete escolhi a melhor;
Atirei no que vi,
Matei o que não vi;
Com palavras santas
Assei e comi (…)

Baixe a imagem em HD