O QUE É O QUE É?
Relatório
Tem dente, mas não come. Tem barba, mas não é homem?
Tem coroa, mas não é rei; tem espinho, mas não é peixe.
Cai de pé, corre deitado?
A adivinhação é uma brincadeira popular que envolve a formulação de enigmas ou charadas para que os participantes adivinhem a resposta. O jogo é conhecido por diferentes nomes e variações em várias culturas ao redor do mundo. No Brasil, a expressão “O que é o que é” é comumente utilizada para se referir a essa brincadeira. Vence aquele que conseguir adivinhar a resposta.
Câmara Cascudo vai propor que a adivinhação se caracteriza como um conjunto de analogias e personificações. Ou seja, está ligada na relação de elementos com a figura humana. Mas podemos ser mais precisos, como propõe o folclorista italiano Giuseppe Cochiara:
“A adivinha é um jogo de palavras, no qual vem compreendida ou suposta qualquer coisa que não se diz, ou uma descrição engenhosa e aguda da coisa semelhante, de qualidades e caracteres gerais que se pode atribuir a outra coisa tendo ou não aquela semelhança ou analogia. Essa descrição é sempre vaga, tão vaga que a pessoa a quem é proposta a questão dirige os pensamentos para este ou para aquele significado, incerta quanto à solução a ser encontrada. Pois frequentemente se esconde sob o véu de uma alegoria muito distante, e sob imagens preciosas e agradáveis”
É interessante lembrar ainda que, na tradição popular, a adivinhação nem sempre segue a lógica tradicional. A resposta é mascarada dentro de uma narrativa, como em: “Quatro pés em cima de quatro pés esperando quatro pés chegarem. Quatro pés não vieram, quatro pés foram embora, quatro pés ficaram”. A resposta só é possível ser acertada por quem conhece a cena: Trata-se do gato em cima da mesa esperando o rato chegar. O rato não veio, o gato foi embora e a mesa ficou.
Um exemplo clássico disso é o conto popular português, também bastante famoso no Brasil, chamado João Preguiçoso. Em outras versões também pode ser registrado como João Esperto, Matuto João ou Frei João sem Cuidados. Nele, o protagonista faz uma adivinhação a partir de todos os seus infortúnios para vencer uma princesa num duelo de esperteza e conquistar sua mão em casamento. A variante diz assim:
Saí de casa
Com Pita e massa;
Massa matou Pita,
Pita matou sete;
De sete escolhi a melhor;
Atirei no que vi,
Matei o que não vi;
Com palavras santas
Assei e comi (…)

O QUE É, O QUE É?
Tipo: Desafio
Elemento:
Habilidade:
Efeito:
Citação:
Artista: Michael Borges


Baixe a imagem em HD


Fontes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer commodo erat augue, et gravida urna tempor sed. Cras viverra nulla at est efficitur, sit amet mattis neque porta. Proin sodales sagittis massa, sed tristique sapien euismod a. Praesent dictum erat posuere velit viverra sagittis. Praesent a feugiat massa. Suspendisse ut blandit dolor, at pharetra magna. Morbi hendrerit leo orci, sit amet luctus velit pretium ac. Ut imperdiet hendrerit lectus non fringilla. Nam mollis nisl lacus, sit amet ullamcorper ipsum mollis sit amet. Quisque tincidunt massa vitae turpis consectetur egestas. Ut mollis nisi ut libero pellentesque, et fermentum sapien placerat. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Phasellus maximus nisi risus, sit amet sollicitudin ex egestas non.