MINHOCÃO
Relatório
O minhocão é uma visagem brasileira sempre relacionada ao curso dos rios. É ele o responsável por devorar animais que se aproximam da margem, virar barcaças ou mesmo derrubar construções ribeirinhas. Apesar do nome, as versões mais comuns o descrevem como uma grande serpente, não uma minhoca.
A relação entre serpentes e os rios é muito comum no imaginário coletivo. Afinal, a sinuosidade das águas, que vai encontrando seu caminho pela geografia do terreno, lembra imediatamente o serpentear de uma cobra. No Brasil, as Cobras Grandes e as serpentes adormecidas vão encontrar muitos entrecruzamentos com as narrativas de minhocão no Centro-Oeste.
Uma delas é de Cáceres, no Mato Grosso. Dizem que a Catedral São Luiz foi construída em cima de um terreno onde o Minhocão dormia sob as águas – como na lenda das serpentes adormecidas. O monstro teria se mexido, derrubando boa parte da construção e atrasando em anos a finalização do local.
Penalizada pelo sofrimento de seus filhos, Nossa Senhora teria feito o monstro dormir novamente. E para impedir seu despertar, o prendeu com três fios de seu cabelo. Só quando eles arrebentarem o Minhocão poderá despertar outra vez. A Catedral foi inaugurada em 1965.
Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são famosos por histórias de Minhocão. Em Cuiabá, no bairro do Pari, conta-se muito da presença do monstro e de formas de aplacar sua fúria. Uma delas é com oferendas de animais, como a cabeça de um porco.