Mestre Suassuna

Ilustração: André Toma

MESTRE SUASSUNA

Relatório

Ariano Suassuna foi escritor nascido em 1927, na cidade de João Pessoa, na Paraíba, e faleceu em 23 de julho de 2014. Suassuna estudou Direito e Filosofia, mas sua paixão pela arte e literatura o levou a se dedicar à escrita e ao teatro. Em seu trabalho, inspirava-se na literatura oral e nos motes que circulavam pela cultura popular para criar obras únicas que ainda hoje nos fascinam.

Sua obra mais famosa, “Auto da Compadecida”, lançada em 1955, é uma peça teatral que bebe dos antigos autos portugueses – apresentações teatrais que surgem durante a Idade Média e com um forte lastro religioso, em que os personagens são alegorias de tipos notórios da comunidade. Suassuna trouxe à tona os costumes, as crenças e os conflitos sociais dessa região, destacando a riqueza e a diversidade de sua terra. Sua escrita era marcada pelo uso de diálogos coloridos, personagens caricatos e uma mistura única de comédia e crítica social.

Além de suas contribuições literárias, Suassuna também foi um defensor incansável da cultura popular brasileira. Ele fundou o Movimento Armorial em 1970, que buscava criar uma arte autêntica para o Brasil a partir das raízes populares. O movimento valorizava manifestações culturais do Nordeste, como a literatura de cordel, a música e a arte popular. “Armorial” é o conjunto de distintivos, brasões, estandartes e bandeiras de um povo. Que distintivo melhor do que sua própria tradição?

O desejo de produção e criação de Ariano se demonstra neste trecho do Manifesto pelo Teatro Popular do Nordeste:

“Repelimos uma arte puramente gratuita, formalística, sem comunicação com a realidade, uma arte frívola, estéril, sem sangue e sem pensamento, covarde e indefinida diante dos abusos, dos privilégios da fria e cega vida contemporânea do mundo dos privilegiados, sem entranhas, e das sanguinárias tiranias que fingem combatê-lo. Mas repelimos também a arte alistada, demagógica, que só quer ver um lado do problema do homem, uma arte deturpada por motivos políticos, arte de propaganda, arte que agrega ao universo da obra o corpo estranho da tese, para fazer do espetáculo um libelo interessado. Acreditamos que a arte não deve ser nem gratuita nem alistada: ela deve ser comprometida, isto é, deve manter um fecundo intercâmbio com a realidade, ser porta-voz da coletividade e do indivíduo, em consonância com o espírito profundo de nosso povo”

Por meio de suas peças teatrais, palestras e ensaios, Suassuna promoveu uma visão positiva e autêntica da cultura nordestina, desafiando estereótipos e preconceitos. Ao longo de sua vida, Ariano Suassuna recebeu inúmeros prêmios e reconhecimentos por suas contribuições para a cultura brasileira, tornando-se um Imortal da Academia Brasileira de Letras em 1990

MESTRE SUASSUNA
Pontos de Força: 
Pontos de Vida: 

Tipo: 

Elemento: Noite

Habilidade:

Efeito: 

Citação:

Artista: André Toma

Baixe a imagem em HD

Fontes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer commodo erat augue, et gravida urna tempor sed. Cras viverra nulla at est efficitur, sit amet mattis neque porta. Proin sodales sagittis massa, sed tristique sapien euismod a. Praesent dictum erat posuere velit viverra sagittis. Praesent a feugiat massa. Suspendisse ut blandit dolor, at pharetra magna. Morbi hendrerit leo orci, sit amet luctus velit pretium ac. Ut imperdiet hendrerit lectus non fringilla. Nam mollis nisl lacus, sit amet ullamcorper ipsum mollis sit amet. Quisque tincidunt massa vitae turpis consectetur egestas. Ut mollis nisi ut libero pellentesque, et fermentum sapien placerat. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Phasellus maximus nisi risus, sit amet sollicitudin ex egestas non.