Herança

HERANÇA

Relatório

O termo Patrimônio Cultural é a forma como nomeamos, em português, o que os países anglófanos nomeiam de “Cultural Heritage” – a herança cultural. Qual seria afinal esta grande herança que recebemos de nossos pais e avós; dos membros da nossa comunidade e das gerações que vieram antes delas? Muito além de qualquer bem ou propriedade individual, estes tesouros coletivos, materiais e imateriais, tem valor inestimável para a cultura humana.

O patrimônio material é um conjunto de bens de natureza física, produzidos ou não pelas mãos humanas. Isto porque temos edificações, conjuntos históricos urbanos, obras de arte, mas também paisagens – como é o caso da Serra da Capivara. As obras de natureza material são “tombadas”, ou seja, inscritas nos Livros do Tombo. O nome vem da Torre do Tombo, em Portugal, onde ficava o Arquivo Nacional do país. Existem quatro livros do tombo no Iphan: Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico; Histórico; Belas Artes e Artes Aplicadas.

Já no caso de patrimônio imaterial não se fala em tombamento, mas em “registro”. Os quatro Livros de Registro são: Livro dos Saberes; Livro das Celebrações; Livro das Formas de Expressão e Livro dos Lugares. Modo de Fazer inclui trabalhos artesanais e relatos de suas práticas: Modo de fazer queijo minas, viola de cocho, etc. No livro das celebrações há rituais e festas, como Círio de Nazaré; ou a Festa do Senhor do Bonfim. Nas formas de expressão temos manifestações literárias, musicais e plásticas, como o frevo e o complexo do Cururu e do Siriri. Por fim, no livro de Lugares estão desde a Feira de Caruaru à Cachoeira do Iauaretê, lugar sagrado dos povos indígenas dos rios Uaupés e Papuri.

Seja patrimônio material ou imaterial, não se fala em “preservação”, mas em “salvaguarda”. O termo evita a ideia do congelamento e da imutabilidade da cultura, reconhecendo que muitos elementos vão se transformar pelas dinâmicas da sociedade. No entanto, reforça que é um trabalho coletivo de zelar por estes elementos que traduzem tanto do espírito humano e de nossas raízes.

Vale lembrar ainda que estes elementos podem ser tombados ou registrados em mais de um nível: municipal, estadual, federal – estando representado pelo Iphan – ou mesmo mundial, tornando-se um patrimônio da humanidade. A competência para este registro pertence à Unesco, órgão das Nações Unidas para educação, ciência e cultura.

HERANÇA

Tipo: Desafio

Elemento

Habilidade:

Efeito: 

Citação:

Artista: Ju Loyola

Baixe a imagem em HD

Fontes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer commodo erat augue, et gravida urna tempor sed. Cras viverra nulla at est efficitur, sit amet mattis neque porta. Proin sodales sagittis massa, sed tristique sapien euismod a. Praesent dictum erat posuere velit viverra sagittis. Praesent a feugiat massa. Suspendisse ut blandit dolor, at pharetra magna. Morbi hendrerit leo orci, sit amet luctus velit pretium ac. Ut imperdiet hendrerit lectus non fringilla. Nam mollis nisl lacus, sit amet ullamcorper ipsum mollis sit amet. Quisque tincidunt massa vitae turpis consectetur egestas. Ut mollis nisi ut libero pellentesque, et fermentum sapien placerat. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Phasellus maximus nisi risus, sit amet sollicitudin ex egestas non.