Cosme e Damião

Ilustração: Roe Mesquita

COSME E DAMIÃO

Relatório

São Cosme mandou fazer duas camisinha azul
No dia da festa Dele, São Cosme quer caruru
Oi, vadeia, Cosme (vadeia)
Eu tô vadeando (na areia)
– Ponto de Cosme e Damião

Segundo a tradição, Cosme e Damião viveram e morreram na Ásia Menor, por volta do século IV. Médicos e cristãos, atendiam a população sem cobrar nada, convertendo muitos pacientes. Teriam sido, por isso, condenados à morte por bruxaria. A generosidade que demonstravam inspira no povo a tradição dos doces dados de presente às crianças, entregues em promessa aos santos.

Por parte do catolicismo, o dia oficial de São Cosme e São Damião é 26 de setembro. Costumava ser dia 27, em homenagem a inauguração da basílica dos gêmeos em Roma. No entanto, como o 27 também é dia de São Vicente de Paula, em 1969 o papado fez uma atualização no calendário litúrgico, consagrando o dia 26.

Essa pode ser uma determinação institucional, o que sempre passa ao largo das práticas do povo – que continuou celebrando no dia 27 também. Na prática temos dois dias, o que parece adequado para os gêmeos.

Falamos do lastro católico, mas é preciso também falar da presença dos santos no imaginário afro-brasileiro. E ele está ligado diretamente ao período colonial, quando o sincretismo tornou-se estratégia para que o povo negro pudesse manter sua cultura e religião.

Foi assim que os santos foram sincretizados com os Ibejis, orixás-criança e que também são gêmeos, responsáveis pela proteção dos pequenos. Muitas vezes os Ibejis são tomados por Erês, mas cabe a distinção: Erês são entidades crianças, mas apenas os Ibejis são orixás.

Em algumas regiões, como na Bahia, é comum que no dia 27 ocorra uma outra prática cultural ligada aos Ibejis/Cosme e Damião: a tradição do caruru dos sete meninos. Caruru é um prato feito com quiabo, camarão seco e azeite de dendê, que na data é servido com acompanhamentos como frango cozido, feijão fradinho e banana da terra.

Quem faz a promessa, deve oferecer o preparado deve então oferecê-lo a sete crianças, que comem com as mãos e depois as limpam na saia de quem ofertou o caruru.

COSME E DAMIÃO

Tipo: Saberes

Elemento

Habilidade:

Efeito: 

Citação:

Artista: Roe Mesquita

Baixe a imagem em HD

Fontes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer commodo erat augue, et gravida urna tempor sed. Cras viverra nulla at est efficitur, sit amet mattis neque porta. Proin sodales sagittis massa, sed tristique sapien euismod a. Praesent dictum erat posuere velit viverra sagittis. Praesent a feugiat massa. Suspendisse ut blandit dolor, at pharetra magna. Morbi hendrerit leo orci, sit amet luctus velit pretium ac. Ut imperdiet hendrerit lectus non fringilla. Nam mollis nisl lacus, sit amet ullamcorper ipsum mollis sit amet. Quisque tincidunt massa vitae turpis consectetur egestas. Ut mollis nisi ut libero pellentesque, et fermentum sapien placerat. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Phasellus maximus nisi risus, sit amet sollicitudin ex egestas non.