Ilustração: Tiago Holsi
CHINELO VIRADO
Relatório
Uma das superstições mais conhecidas do Brasil. A crença diz que não se deve deixar os chinelos emborcados sob o risco de atrair azar. Em muitas versões este azar tem um foco específico: a morte da mãe do dono dos calçados.
Um chinelo é um tipo de sandália que deixa o pé mais livre. Consiste em um solado preso por uma tira reta ou em forma de Y. Grande marco para a popularização deste calçado no Brasil foi o ano de 1962, quando a São Paulo Alpargatas Company lançou a primeira edição das Havaianas, com as típicas cores azul e branca.
De onde vem esta tradição? O dicionário de Cascudo foi escrito em 1954, e lá não se fala em chinelos. No Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo, encontramos a informação no verbete “Sapatos”. O sapato emborcado, diz ele, está chamando a morte para quem o uso. Afinal, “a imagem sugere o corpo em posição inversa à normal, com a cabeça para baixo e os pés para cima”.
É inclusive assim, de bruços, que se enterravam os sacrílegos e pessoas cuja alma deveria ser punida. Com a barriga virada para o solo, sua trajetória é cada vez mais fundo na terra.
Com a popularização dos chinelos entre as camadas populares do Brasil, a superstição do sapato emborcado passou a ser endereçada a eles. E a figura da mãe como alvo do azar? Talvez por uma relação que integra na crença a imagem da dona de casa organizada – que não aceitaria a bagunça de um calçado emborcado debaixo do seu próprio teto.

CHINELO VIRADO
Tipo: Saberes
Elemento:
Habilidade:
Efeito:
Citação:
Artista:Tiago Holsi


Baixe a imagem em HD


Fontes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer commodo erat augue, et gravida urna tempor sed. Cras viverra nulla at est efficitur, sit amet mattis neque porta. Proin sodales sagittis massa, sed tristique sapien euismod a. Praesent dictum erat posuere velit viverra sagittis. Praesent a feugiat massa. Suspendisse ut blandit dolor, at pharetra magna. Morbi hendrerit leo orci, sit amet luctus velit pretium ac. Ut imperdiet hendrerit lectus non fringilla. Nam mollis nisl lacus, sit amet ullamcorper ipsum mollis sit amet. Quisque tincidunt massa vitae turpis consectetur egestas. Ut mollis nisi ut libero pellentesque, et fermentum sapien placerat. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Phasellus maximus nisi risus, sit amet sollicitudin ex egestas non.