Vaca Amarela

Ilustração: Thiago Holsi

VACA AMARELA

Relatório

A vaca amarela pulou a janela
Mexeu, tanto mexeu
que até quebrou a tal tigela

A minha casa tem quintal pra morro
com um “bungalow” que eu fiz pro meu cachorro
Do lado esquerdo tem uma cancela
toda escangalhada
pela tal vaca amarela
– Vaca amarela, marchinha de 1938
Lamartine Babo e Carlos Netto

Vaca Amarela é uma brincadeira infantil típica da cultura popular brasileira. Ela consiste em um desafio, no qual um dos participantes canta a música tradicional e os demais estabelecem um pacto de silêncio. Perde aquele que falar primeiro.

A música trás muitas variações, sempre baseadas em uma rima com o verso anterior. A vaca pode ter pulado uma janela, quebrado uma tigela ou cagado na panela. No entanto, o resultado de quem perde o desafio, invariavelmente, é “comer a bosta dela”.

Desafios de silêncio estão presentes ao longo de todo o mundo. Em Portugal, temos uma cantilena que remonta ao século XVIII no qual é preciso não apenas ficar em silêncio, mas também não se mover. A referência às pernas dos chineses, provavelmente, tem a ver com deixá-las cruzadas ao sentar, como que em posição de lótus.

Um, dois, três
perninhas à chinês
quem não está sentado
não é bom português
e não sabe falar francês
e fica admirado
quando vê um inglês
Um, dois, três
não se fala outra vez

Outra variação diz:

Um, dois, três
As perninhas à chinês
Quatro, cinco, seis
Os bracinhos já sabeis,
Sete, oito, nove
A boca não se move.

A confluência desta versão com a Vaca Amarela, no Brasil, faz surgir algumas variantes da cantiga que mencionam os olhos do chinês, e pedindo silêncio de japonês e de inglês. É o resultado do trânsito da oralidade.

Não foi possível encontrar de quando data a brincadeira, mas nos anos 30 o compositor Lamartine Ribeiro lançou uma marchinha que mencionava uma vaca quebradora de tigelas e puladora de janelas. Curiosamente no Paraná, em 1938, a marchinha foi proibida pela polícia de ser cantada durante o carnaval. É a vaca amarela da censura.

VACA AMARELA

Tipo: Saberes

Elemento

Habilidade:

Efeito: 

Citação:

Artista: Tiago Holsi

Baixe a imagem em HD

Fontes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer commodo erat augue, et gravida urna tempor sed. Cras viverra nulla at est efficitur, sit amet mattis neque porta. Proin sodales sagittis massa, sed tristique sapien euismod a. Praesent dictum erat posuere velit viverra sagittis. Praesent a feugiat massa. Suspendisse ut blandit dolor, at pharetra magna. Morbi hendrerit leo orci, sit amet luctus velit pretium ac. Ut imperdiet hendrerit lectus non fringilla. Nam mollis nisl lacus, sit amet ullamcorper ipsum mollis sit amet. Quisque tincidunt massa vitae turpis consectetur egestas. Ut mollis nisi ut libero pellentesque, et fermentum sapien placerat. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Phasellus maximus nisi risus, sit amet sollicitudin ex egestas non.