MINHOCÃO
Relatório
O minhocão é uma visagem brasileira sempre relacionada ao curso dos rios. É ele o responsável por devorar animais que se aproximam da margem, virar barcaças ou mesmo derrubar construções ribeirinhas. Apesar do nome, as versões mais comuns o descrevem como uma grande serpente, não uma minhoca.
A relação entre serpentes e os rios é muito comum no imaginário coletivo. Afinal, a sinuosidade das águas, que vai encontrando seu caminho pela geografia do terreno, lembra imediatamente o serpentear de uma cobra. No Brasil, as Cobras Grandes e as serpentes adormecidas vão encontrar muitos entrecruzamentos com as narrativas de minhocão no Centro-Oeste.
Uma delas é de Cáceres, no Mato Grosso. Dizem que a Catedral São Luiz foi construída em cima de um terreno onde o Minhocão dormia sob as águas – como na lenda das serpentes adormecidas. O monstro teria se mexido, derrubando boa parte da construção e atrasando em anos a finalização do local.
Penalizada pelo sofrimento de seus filhos, Nossa Senhora teria feito o monstro dormir novamente. E para impedir seu despertar, o prendeu com três fios de seu cabelo. Só quando eles arrebentarem o Minhocão poderá despertar outra vez. A Catedral foi inaugurada em 1965.
Os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul são famosos por histórias de Minhocão. Em Cuiabá, no bairro do Pari, conta-se muito da presença do monstro e de formas de aplacar sua fúria. Uma delas é com oferendas de animais, como a cabeça de um porco.

MINHOCÃO
Pontos de Força:
Pontos de Vida:
Tipo: Visagem
Elemento: Água
Habilidade:
Efeito:
Citação:
Artista: Zambi


Baixe a imagem em HD


Fontes
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer commodo erat augue, et gravida urna tempor sed. Cras viverra nulla at est efficitur, sit amet mattis neque porta. Proin sodales sagittis massa, sed tristique sapien euismod a. Praesent dictum erat posuere velit viverra sagittis. Praesent a feugiat massa. Suspendisse ut blandit dolor, at pharetra magna. Morbi hendrerit leo orci, sit amet luctus velit pretium ac. Ut imperdiet hendrerit lectus non fringilla. Nam mollis nisl lacus, sit amet ullamcorper ipsum mollis sit amet. Quisque tincidunt massa vitae turpis consectetur egestas. Ut mollis nisi ut libero pellentesque, et fermentum sapien placerat. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Phasellus maximus nisi risus, sit amet sollicitudin ex egestas non.