Estouro de Judas

ESTOURO DE JUDAS

Relatório

Estourar o Judas é uma variação da prática tradicional da Malhação de Judas praticada. A prática consiste na construção de um boneco de palha ou pano, que faz referência ao apóstolo traidor de Jesus, Judas Iscariotes. O boneco é, então, castigado de inúmeras formas pela população: pode ser malhado (ou seja, espancado), queimado e, em Itu/SP, estourado.

A prática é típica da Península Ibérica e se espalhou com a colonização por toda a América Latina. A tradição ocorre especialmente durante a Semana Santa, no Sábado de Aleluia – que é aquele que antecede a Páscoa. Este é um dia que a cultura popular católica consolidou como o da expiação de pecados, e o boneco de Judas vai congregar todos os da comunidade. Tanto que, a título de provocação, era comum que um bairro roubasse o Judas do rival; como que para manter o povo do local sem sua válvula de escape.

Uma prática que se sustenta desde o período colonial é que o Judas a ser punido receba atualizações de comentários sociais do momento. À época, costumava-se fazer uma efigie do Imperador – a ser malhada com varas de pau e pedradas. Hoje, há Judas representando políticos, ministros de estado, personas-non-gratas e até mesmo jogadores de futebol com mau desempenho.

Hoje, o uso de pirotecnia é uma peculiaridade de Itu. Na cidade, uma sequência de bombas é estourada, culminando na queda de um diabinho cheio de pólvora nas costas do boneco apóstolo. A explosão, assim, é celebrada por todo o público. No Rio de Janeiro oitocentista, no entanto, Câmara Cascudo nos lembra que os Judas tinham fogos no ventre e apareciam conjugados com demônios, “ardendo todos numa apoteose policolor”.

ESTOURO DE JUDAS

Tipo: Desafio

Elemento

Habilidade:

Efeito: 

Citação:

Artista: Samuel Sajo

Baixe a imagem em HD

Fontes

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer commodo erat augue, et gravida urna tempor sed. Cras viverra nulla at est efficitur, sit amet mattis neque porta. Proin sodales sagittis massa, sed tristique sapien euismod a. Praesent dictum erat posuere velit viverra sagittis. Praesent a feugiat massa. Suspendisse ut blandit dolor, at pharetra magna. Morbi hendrerit leo orci, sit amet luctus velit pretium ac. Ut imperdiet hendrerit lectus non fringilla. Nam mollis nisl lacus, sit amet ullamcorper ipsum mollis sit amet. Quisque tincidunt massa vitae turpis consectetur egestas. Ut mollis nisi ut libero pellentesque, et fermentum sapien placerat. Interdum et malesuada fames ac ante ipsum primis in faucibus. Phasellus maximus nisi risus, sit amet sollicitudin ex egestas non.